quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Amanhã... Será?": da Al Jazeera às viradas política e estética no novo clipe d'O Teatro Mágico



Por: André Raboni e Álvaro Albuquerque

A Trupe O Teatro Mágico lançou ontem seu mais novo clipe, "Amanhã... Será?"

O danado do vídeo (este aí de cima) fez tanto sucesso que passou todo o dia de hoje na página inicial do Youtube e ficou em primeiro lugar no Trending Topics do Twitter no Brasil.

O clipe foi produzido pela Pixel Banana e mescla imagens da trupe, na pedreira do DIB, com imagens dos conflitos da “Primavera Árabe” da TV Al Jazeera e é essa temática que a música se aprofunda, fazendo referência às revoluções que estão acontecendo no mundo árabe e derrubando ditaduras que há décadas oprimem os povos da Tunísia, Egito, Argélia, Bahrein, Omã, Iémen, Djibuti e vários outros países.

Como vocês sabem, os protestos na Líbia ocupam diariamente nossas redes de televisão e a queda de Kadafi foi bastante comemorada ao redor do mundo - mas como a lógica dos “interesses” sempre prevalecem, perguntaria ao inteligente leitor: por que danado alguns ditadores caíram e outros ainda continuam no poder?
Bem, a resposta deixamos no ar com a breve ressalva de que (não se espantem!) já ouvi pessoas dizendo de forma estúpida que a Al Jazeera era um “canal de terroristas”, mas podemos lhes assegurar: a Al Jazeera vem dando inúmeros exemplos de como se deve fazer um bom jornalismo no mundo - além de ser o melhor local para se ter notícias do Brasil, fora do Brasil...

Com essas questões em mente, certamente o clipe de “Amanhã... Será?” ganha todo um ar político interessantíssimo: tenham certeza, Política não é só aquele mar de lama que carcome os 5.563 municípios brasileiros - além de Brasília, claro.

Tomando para si aquelas imagens instigantes da "Primavera Árabe" (pois quem diria, heim?!, o Mundo Árabe “exportando a democracia” para o mundo!...), o clipe d’O Teatro Mágico adota uma postura Política, e faz uso estético dessas imagens cativantes das revoluções no mundo Árabe pra anunciar que as relações sociais e tecnólogicas do mundo estão passando por uma reviravolta sem volta.

É neste sentido, também, que a composição coloca luz sobre a importância da Internet e das Redes Sociais em todo esse processo de reorganização e disseminação de ideias, ideais e realizações.

“Todo bit, byte , e tera..
será força bruta a navegar,
será nossa herança em terra!

O clipe de “Amanhã... Será?” também marca este mesmo processo de reorganização, não a social e tecnológica, mas uma reorganização estética, representada (não só) também por essa transformação do figurino que a trupe adotou. O próprio layout renovado do site (http://www.oteatromagico.mus.br/) é um vestígio dessa virada.


Como o próprio Fernando Anitelli disse certa vez, numa entrevista, falando sobre esse salto estético da Trupe: “A idéia é reciclar a apresentação, é amadurecer o show. A gente foi deixando de lado algumas coisas justamente pra trazer coisas novas, senão a gente acaba fazendo cover de nós mesmos, coisa que não queremos.”
Ainda existem outros aspectos muito interessantes para serem falados sobre os processos de criação da Trupe de O(z)sasco', como o movimento MPB (Música Para Baixar), e suas interfaces de distribuição livre de downloads de todas as suas músicas.
Mas este assunto renderá um post à parte, que ficará para a próxima semana.
Amanhã.
Será?...

Crédito: Site Pede Andada

Nenhum comentário:

Postar um comentário