terça-feira, 26 de outubro de 2010

BANDA SOATÁ - COM ELLEN OLÉRIA

Entre detritos, materiais orgânicos em decomposição, raízes e caules expostos pela maré baixa, acontece a Andança, a Andada, o Carnaval ou, simplesmente, o Soatá: um fenômeno de fertilidade. O tempo de reprodução das espécies de caranguejos que vivem no nordeste do Pará. É o período em que milhões de caranguejos, machos e fêmeas, saem das tocas e perambulam pelo lamaçal atrás de parceiros para se acasalar. Parte deles, entretanto, ultrapassando as fronteiras de seu habitat lodoso, alcança áreas de terra firme, mata fechada, capoeiras, habitações isoladas, lavouras, estradas e vilas. Ao mesmo tempo em que se encontram e dão continuidade à sua espécie, os caranguejos tornam-se vulneráveis aos predadores. É a força desse duplo (vida versus morte), por onde transitam os caranguejos, que dá nome à banda SOATÁ.

Os temas que envolvem as tradições populares amazônicas, desenham a atmosfera dos timbres e os rumos da poesia. Entre rituais, mitos e relações étnico-raciais complexas repletas de tensões e agrupamentos. Entre o êxodo e a expansão. Entre domínios e resistências dos povos amazônicos é que se contextualiza o som da banda SOATÁ. Um vínculo que nasce do clima quente e úmido do Pará e desemboca para o seco cerrado do centro-oeste brasileiro.

Com ritmos que são produtos da tecnologia afro-brasileira. Com letras, apoiadas numa rede de signos da resistência negra e indígena à dominação européia. A banda SOATÁ canta os elementos do cotidiano urbano e diversificado das metrópoles do norte do país, profundamente conectado às lendas e às angústias reais visitadas em seus interiores. Num diálogo constante com as idéias de nação brasileira e identidade nacional.

Elementos das quentes manifestações do carimbó, do lundu, da marujada, do retumbão, do siriá, do marabaixo, do samba de cacete e do boi, são fundidos aos ritmos da diáspora africana nas Américas: o funk, o reggae, o hip hop e o rock, numa mística contemporânea. É a mistura de influências que acompanham os músicos da SOATÀ numa conexão Belém-Brasília.

Soatá é o baque do Rockarimbó, do carimbeat, do Funkarimbó,do índiostrial, da Hard Quadrilha Core!

Nenhum comentário:

Postar um comentário