A 44ª edição do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, que terá inicio no próximo dia 26 de setembro exibirá em sua abertura o longa metragem “Rock Brasília – Era de Ouro”, escrito e dirigido por Vladimir Carvalho.
“Rock Brasília – Era de Ouro” é a terceira parte de uma trilogia que conta com “Conterrâneos Velhos de Guerra” e “Barra 68″ e fala da cultura da capital federal.
Vencedor na categoria documentário do Festival de Paulínia de Cinema deste ano, que rendeu a Carvalho o prêmio de R$ 100 mil, Rock Brasília foi idealizado a partir de imagens registradas pelo cineasta durante o período em que Brasília ficou conhecida como a capital do rock nacional.
O rock candango ganhou o país graças ao sucesso de bandas como Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude e de artistas que, no começo da carreira, moraram em Brasília, como o paraibano Herbert Vianna e o carioca Bi Ribeiro, dos Paralamas do Sucesso, e a também carioca Cássia Eller.
O documentário de 111 minutos é um dos três filmes ambientados na capital federal que têm o rock nacional dos anos 1980 como fio condutor e que devem chegar às salas de cinema ainda este ano. Faroeste Caboclo, de René Sampaio, e Somos Tão Jovens, de Antonio Carlos da Fontoura, estão em fase de finalização.
O filme foi feito a partir de imagens de arquivo de Vladimir Carvalho e fala da época em que a capital federal era considerada a capital do rock no país: a década de 1980. Entres as cenas, destacam-se as captadas no famoso show da Legião Urbana, realizado em junho de 1988, no Estádio Mané Garrincha, no qual uma confusão deixou dezenas de feridos.
O filme deve entrar em circuito comercial no final do ano.
Confira abaixo um trailer de “Rock Brasília – Era de Ouro”:
Crédito: Barulho Cultural
http://barulhocultural.com.br/rock-brasilia-era-de-ouro/
Nenhum comentário:
Postar um comentário